Início Matérias Arquitetura, decoração e paisagismo 10 ideias para montar um home office funcional e criativo

10 ideias para montar um home office funcional e criativo

Precisa deixar seu espaço de home office funcional, mas não sabe como? O Mundo Zumm separou dicas que podem melhorar seu trabalho dentro de casa

Além de grave ameaça à saúde, a pandemia vem representando um grande desafio à carreira de muitos profissionais, especialmente com a necessidade repentina do home office. A mudança repentina do ambiente de trabalho prejudicou o rendimento de alguns trabalhadores, que acabam se distraindo com as tarefas de casa ou incomodados com a falta de um ambiente com a estrutura necessária. E é nesse sentido que muitos se perguntam: como ter um home office funcional?

Antes de tudo é preciso entender que, mesmo que determinado ambiente não seja o local de trabalho oficial, ele precisa ser planejado para atender às necessidades do serviço remoto, a partir, por exemplo, da escolha de móveis adequados, de cores pertinentes e até de plantas.

A seguir, você encontrará algumas dicas que vão lhe ajudar a montar um home office funcional e, ao mesmo tempo, simples. Assim, será possível ter mais foco nas atividades e qualidade de vida.

  • Separe um ambiente ideal

Como resistir ao conforto do sofá ou da cama? Por mais tentador que seja, o recomendado para uma boa produtividade no home office é a escolha de um ambiente específico. Dessa forma, o seu corpo e a sua mente não sentirão tanta diferença em relação ao espaço do trabalho presencial e saberão restringir os momentos de relaxamento aos intervalos.

  • Invista em bons móveis

Para um bom rendimento, o conforto é essencial. Por isso, ainda mais em uma carga horária completa de trabalho, é necessário o investimento em uma cadeira adequada e na mesa ideal, visando acomodar os materiais usados no cotidiano profissional. Além do conforto, é importante que os móveis tenham regulagens minimamente pensadas ao ambiente e, claro, à sua saúde.

  • Impulsione sua criatividade

Uma boa decoração de home office faz com que você sinta prazer em estar naquele ambiente e, consequentemente, de executar com criatividade as diversas tarefas necessárias. Logo, para humanizar seu ambiente de trabalho, sem abrir mão de personalidade e estilo, enfeite-o com fotos de momentos felizes, um trabalho do qual você teve muito orgulho e até mesmo frases motivacionais.

  • Organize o local

A organização também é fundamental na decoração de um home office funcional, já que trabalhar em um lugar bagunçado dificultará a acessibilidade aos materiais que são sempre usados, além de atrapalhar visualmente o foco. Sendo assim, escolha porta-canetas, porta-clips e ficheiros para auxiliar na organização. Vale também deixar um lixo próximo à mesa, para descartar mais rapidamente papéis e outros entulhos.

  • Mantenha a papelada organizada

Outra dica para uma decoração legal de home office é manter todos os arquivos e documentos guardados em pastas. Além de ajudar na execução das tarefas e na manutenção de um ambiente clean, elas também funcionam de modo prático quando for preciso consultá-los.

  • Recados para o seu “eu” do futuro

Inclua uma lousa ou mural de avisos em seu home office. Eles são realmente úteis para exibir calendários, tarefas importantes ou outras informações que precisam de mais atenção.

  • A iluminação faz toda diferença

Para ter um home office funcional, é necessário que o local seja bem iluminado, já que mais obscuridade pode causar preguiça. Sendo assim, um bom projeto deve valorizar a iluminação diurna do ambiente e, caso não tenha boa luz natural, recorrer a luminárias ou abajures. Mas a claridade tem uma medida certa, uma vez que reflexos na tela do computador devem ser evitados.

  • Dê equilíbrio às cores

As cores exercem uma influência direta na energia, na criatividade e no foco. Por isso mesmo, procure investir em tons mais neutros e que transmitam tranquilidade. O vermelho, por exemplo, quando utilizado em quantidades consideráveis, dá mais energia ao cômodo; já o verde e o azul transmitem tranquilidade e equilíbrio.

  • Tenha conexão com a natureza

Que tal dividir o seu espaço com algumas plantas? Estudos mostram que quando o escritório possui plantas, o estresse diminui, o humor melhora, a produtividade cresce e, eventualmente, o sentimento de solidão desaparece. A Palmeira Ráfia é uma flor que se adequada perfeitamente a esse tipo de ambiente. Se não tiver muito espaço, insira cactos e suculentas em um cantinho da mesa.

  • Aproveite pequenos espaços

Você não tem um cômodo na sua casa só para o home office? Não tem problema! Uma solução muito comum é integrá-lo em cômodos compartilhados. A sala de estar é um bom exemplo, pois, além de apresentar um espaço amplo, permite utilizar uma divisória para mais privacidade. Não tenha medo de usar a criatividade!

Leia também: Neo Mint: o verde que está dando o tom na decoração
Assista:
 Beleza tem padrão? | Zumm Play

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!